Louca sua miga

28 de mai de 2017

Grande Prêmio de Mônaco 2017 de Fórmula 1

Pódio do dia para Vettel (Ferrari), com Raikkonen (Ferrari) em segundo e Ricciardo (Red Bull) em terceiro. Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Tivemos duas realidades invertidas nesse início de corrida no GP de Mônaco, que além da pista, tem uma festa a parte só pelo lugar. Raikkonen, que andaram falando por aí que estava na pior conseguiu a sua pole. Em contrapartida, Hamilton que vem tendo uma temporada muito boa não conseguiu sair do Q3, largando em 15º lugar. É, não é todo dia que podemos ter tudo, não é mesmo?

Largada do Grande Prêmio de Mônaco 2017. Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Raikkonen conseguiu largar muito bem, se mantendo líder. Com Vettel, seu companheiro de equipe, em segundo e Bottas em terceiro. Mas isso durou até a ida para os boxes. Raikkonen vinha fazendo uma corrida realmente muito boa, e cá entre nós, eu sinceramente estava torcendo por ele, mas a troca dos pneus demorou mais do que deveria, conseguindo fazer com que Vettel, fazendo volta mais rápida em cima de volta mais rápida na pista, na sua troca de pneus, voltasse na frente do companheiro. Sem pedido no rádio sobre "ele está mais rápido que você", a liderança dessa vez foi disputada na ida aos boxes. 

Button, um caso a parte nessa corrida, que veio a convite do amigo e ex companheiro de equipe, Fernando Alonso, que corre hoje ainda nas 500 milhas de Indianápolis pela Fórmula Indy, teve uma pedra no sapato nesse GP. Essa pedra se chama Wehrein, que prendeu ele no último lugar de um jeito que não teve como sair. A descontração ficou no início, porque claro, não podia faltar o Alonso no rádio. Não foi rádio, mas aconteceu algo inédito na F1. Dois pilotos amigos conversando pelo celular antes do início do Grande Prêmio. Alonso ligou para Button desejando boa sorte e claro, deixando um recadinho amigo para o seu estimado carro:

Alonso: Look after my car. // Button: Okay, I'm going to pee in your set. (Alonso: Cuida do meu carro. // Button: Ok. Eu vou fazer xixi no seu assento). Dois amores, não?

Hamilton não foi tão feliz também durante a corrida. Largou atrás e se manteve assim por um bom tempo. Não conseguiu grandes ultrapassagens nas voltas. Engatinhou até o P10. Depois o P7. Não foi tão fácil quanto a gente imaginava que poderia ser para ele. 

Na volta 61 suamos frio. Button não feliz em ter que ficar atrás do Wehrlein a corrida inteira, tentou ultrapassá-lo. Mas tocou o piloto da Sauber que foi parar no guardirreio/muro de proteção e ficou com o carro lá, virado. A gente pede batida, Safety Car, mas nunca de uma forma assim. Nunca esperamos algo grave acontecer com qualquer piloto, afinal de contas, assistimos Fórmula 1 porque é divertido. Não porque pode ser perigoso e amamos isso. Jamais. Button parou o carro, pelo toque, e enquanto isso todos pararam por outro motivo: estado de saúde de Wehrlein. Mas graças a Deus logo depois ele falou no rádio, dizendo que estava bem. SC na pista e um pouco depois conseguiu sair do carro, com um problema nas costas apenas, mas andando. Um alívio para todos.

Wehrlein (Sauber) bem, depois da batida com Button (McLaren). Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Com essa batida, acho que Button realmente fez xixi no carro do Alonso (ok, passado o pânico, podemos brincar, não?).

O outro piloto da McLaren também não teve muita sorte hoje. Quando estava no P10 e já vislumbrando pontinho para a scuderia, Vandoorne bateu sozinho. Uma lástima para a equipe que já ansia por qualquer ponto que possa aparecer por aí. Quem também saiu foi Stroll, que coleciona batidas, mas dessa vez o carro não conseguiu ir até o final e a sua ida para o box em definitivo não foi da forma como esperávamos. 


Com apenas 13 pilotos no final, Sebastian Vettel venceu o GP de Mônaco 2017 de Fórmula 1. Ele não vencia desde 2001. Em segundo Kimi Raikkonen, fazendo a dobradinha da Ferrari acontecer. Em terceiro o piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo, para fechar o pódio do domingo. Hamilton ficou em sétimo. Com isso, quem vai se aproximando a passos silenciosos do piloto inglês é o seu companheiro de equipe, Valteri Bottas, que finalizou a prova hoje em quarto. 

Sebastian Vettel comemorando a sua vitória no GP de Mônaco. Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Além dos nossos grandes pilotos, outras celebridades completaram a festa que é Mônaco.

Quem deu um alô pelo circuito de Monte Carlo foi o Thor, ou melhor, o ator Chris Hemsworth. Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Os pilotos da Scuderia Renault, Hulkenberg (à esquerda) e Palmer (à direita) zeraram a vida tirando foto com o cineasta George Lucas (no centro), famoso pelas franquias Star Wars e Indiana Jones. Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

Se ainda havia dúvida de que eles zeraram a vida... Imagem: Gallery Site Oficial da Fórmula 1/ ©Sutton Motorsport images

O próximo GP é no Canada, um dos meus favoritos, dia 11 de junho. Com transmissão da Globo pela parte da tarde. Ou pelo menos é o que a gente torce. Caso a Globo não transmita, por conta do campeonato de futebol, quem segue é a SporTV. Mas claro, vamos informar sobre tudo pelo twitter. Então segue lá @mayaquaresma e fique ligado nas novidades.


Classificação Grande Prêmio de Mônaco (Circuito de Monte Carlo)
1. Sebastian Vettel FERRARI (25 pontos)
2. K. Raikkonen FERRARI (18 pontos)
3. D. Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER (15 pontos)
4. V. Bottas MERCEDES (12 pontos)
5. M. Verstappen RED BULL RACING HEUER (10 pontos)
6. C. Sainz TORO ROSSO (8 pontos)
7. L. Hamilton MERCEDES (6 pontos)
8. R. Grosjean HAAS FERRARI (4 pontos)
9. F. Massa WILLIAMS MERCEDES (2 pontos)
10. K. Magnussen HAAS FERRARI (1 ponto)
11. J. Palmer RENAULT (0 ponto)
12. E. Ocon FORCE INDIA MERCEDES (0 ponto)
13. S. Perez FORCE INDIA MERCEDES (0 ponto)
14. D. Kvyat TORO ROSSO (out)
15. L. Stroll WILLIAMS MERCEDES (out)
16. S. Vandoorne MCLAREN HONDA (out)
17. M. Ericsson SAUBER FERRARI (out)
18. J. Button MCLAREN HONDA (out)
19. P. Wehrlein SAUBER FERRARI (out)
20. N. Hulkenberg RENAULT (out)


Campeonato 2017
Colocação - Nome do piloto - Nacionalidade - Scuderia - Pontuação
1. Sebastian Vettel - ALE - FERRARI (129 pontos)
2. Lewis Hamilton - ING - MERCEDES (104 pontos)
3. Valtteri Bottas - FIN - MERCEDES (75 pontos)
4. Kimi Raikkonen - FIN - FERRARI (67 pontos)
5. Daniel Ricciardo - AUS - RED BULL RACING TAG HEUER (52 pontos)
6. Max Verstappen - HOL - RED BULL RACING TAG HEUER (45 pontos)
7. Sergio Perez - MEX - FORCE INDIA MERCEDES (34 pontos)
8. Carlos Sainz - ESP - TORO ROSSO (25 pontos)
9. Felipe Massa - BRA - WILLIAMS MERCEDES (20 pontos)
10. Esteban Ocon - FRA - FORCE INDIA MERCEDES (19 pontos)
11. Nico Hulkenberg - ALE - RENAULT (14 pontos)
12. Romain Grosjean - FRA - HAAS FERRARI (9 pontos)
13. Kevin Magnussen - DIN - HAAS FERRARI (5 pontos)
14. Pascal Wehrlein - ALE - SAUBER FERRARI (4 pontos)
15. Daniil Kvyat - RUS - TORO ROSSO (4 pontos)
16. Marcus Ericsson - SUI - SAUBER FERRARI (0 pontos)
17. Lance Stroll - CAN - WILLIAMS MERCEDES (0 pontos)
18. Fernando Alonso - ESP - MCLAREN HONDA (0 pontos)
19. Antonio Giovanazzi - ITA - SAUBER FERRARI (0 pontos)
20. Jolyon Palmer - GBR - RENAULT (0 pontos)
21. Stoffel Vandoorne - BEL - MCLAREN HONDA (0 pontos)



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016