Louca sua miga

6 de set de 2016

Vitamina C: a BFF contra o envelhecimento


Maya Quaresma
Biomédica Esteta CRBM PA - 2790

Quem aqui quer ficar velho? Ninguém né. Mas é algo inevitável na vida do ser humano. Nascemos, crescemos e enfim, envelhecemos. Mas quem aqui quer aparentar a idade que tem? Eu sei que eu não. Quanto menos idade me dão por aí, mais meu dia fica lindo que dá vontade até de sair por aí cantarolando. Agora, vamos combinar uma coisa, muito disso tem a ver com a genética. Você já deve ter conhecido alguém que tem lá seus cinquenta anos mas com uma carinha de quinze praticamente. Poréeeeeeem, também existem fatores externos que podem nos ajudar a combater essas rugas que andam querendo fazer festa no nosso lindo rostinho. 

And the Oscar goes to: VITAMINA C. Vem me abraça porque essa coisinha aqui é a nossa super queridinha feat aliada contra essa coisa de nome feio chamada: velhice. Um excelente antioxidante, capaz de se "sacrificar" quimicamente para assim proteger outras espécies químicas de se oxidarem. Segundo algumas pesquisas científicas, ela está no Top dos Top logo após o Ácido Retinóico. Outro queridinho nesse quesito. 

Vamos aos pontos: 

BENEFÍCIOS ÁCIDO ASCÓRBICO (Vitamina C) 
- Antienvelhecimento; 
- Diminuição da ação dos radicais livres (antioxidante); 
- Estimula a síntese de colágeno (deixa a pele mais vistosa, mais forte e ajuda a diminuir/retardar o processo de senescência da pele); 
- Melhora do sistema imunológico; 
- Efeito clareador (porque atua também na melhora de produção de melanócitos, que tem por função pigmentar a pele, ou seja, dar cor a ela). 


E as pesquisas não param. Tenho certeza que acabei esquecendo de dizer mais algum benefício que ela promove. O legal é que a vitamina C pode ser encontrada amplamente. Extremamente fértil entre os alimentos. Mas, para alavancar os seus resultados positivos, pode ser ainda comercializada em forma tópica, para uso em cremes faciais e na cosmetologia, ou manipulada para ingestão via oral, em forma de cápsulas, tendo o seu efeito mais profundo. Pode ir na Farmácia ou em locais específicos que vendem cosméticos, você sempre vai encontrar algo que tenha a Vitamina C. Então não tem nem desculpa para dizer que não encontrou nada. 

Preços, marcas. É só uma questão de gosto e ver o que mais se adequa ao seu estilo de vida e, principalmente, ao bolso. 

Alimentos: Pesquisas comprovam que, a acerola é uma fruta onde possui um dos maiores teores de Vitamina C já encontrados em alimentos. E essas pesquisas vão além, independe de ser fruta, a polpa, suco batido na hora ou depois de um tempo, a Vitamina C não perde a sua capacidade antioxidante, ao contrário da laranja. 

Outros alimentos com fonte de Vitamina C: 
- Abacaxi 
- Acerola 
- Laranja 
- Limão 
- Goiaba 
- Tangerina 
- Kiwi 
- Morango 
- Pimentão 
- Rúcula 
- Espinafre 
- Alface 
- Repolho 

 Uma outra super dica é acrescentar limão na salada ou nos sucos. Vai tomar aquele super suco verde? Coloca um pouquinho de limão. Além de deixar extremamente saboroso, vai enriquecer e potencializar os benefícios dele. Só não vá jogar limão na cara tá? Utilize ou cosméticos dermatologicamente testados ou faça INGESTÃO dos alimentos, mas nunca, nunca, nunca jogue limão ou laranja, acerola e afins no rosto. Simplesmente porque alimentos de coloração verde, ou que tenham ácido ascórbico na sua composição, possuem uma substância chamada bergapteno. Esse nome estranho aí é capaz de absorver em grandes quantidades radiação solar, o que, em contato com o sol ao aplicar, pode manchar a pele. 

O que era pra te deixar bonita, usada de forma errônea, fuêeeeem, pode estragar tudo. Logo, tome bastante cuidado. Não faça nada sem informação detalhada e também tome muito, muito, muito cuidado com aquelas dietas e dicas mirabolantes que soltam por aí pela internet. Saiba filtrar e pesquisar. Afinal, estamos falando de saúde. Da sua saúde.

Beijos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016