Louca sua miga

18 de ago de 2016

7 dicas para melhorar a sua leitura



Oieeeee genteeeee. Fiz esse post, recomendado por uma amiga blogueira, no meu antigo blog. Foi bem comentado e elogiado. Por isso, nada mais que justo trazer esse tema pra cá também. Afinal de contas, ler é algo tão bom mas se feito de forma incorreta, ao invés de ser uma atividade prazerosa, se torna enfadonha e completamente chata. Separei o que para mim é super importante. Então vamos a minha lista de 7 dicas para melhorar a sua leitura.

1. Procure um local sem barulho 

É importante manter a atenção na história que você está lendo, então vamos combinar que, bebês chorando, a construção aí do lado de onde você está, o liquidificador da cozinha que não para e o som alto do vizinho não combinam com livros. Escolha um local que tenha um pouco de silêncio. Um silêncio que seja confortável para você e que te faça prender a atenção no livro, sem estresses. 

2. Crie o hábito de ler todos os dias 

Tem gente que começa a ler um livro, mas mesmo que a história seja muito boa, bate aquela preguiça de continuar. Mistura com a vida super agitada que a gente leva. Trabalho, academia, compras de supermercado, sair com o mozão, sair com a família, sair com azamigas, séries, maratonas, faculdade, colégio. Ufa, é muita coisa que passa uma semana, passa um mês, passa um ano, e aquele livro tá lá, quase que intocável. Então criar o hábito de ler todos os dias faz muito bem. Nem que seja apenas uma folha. Isso faz você sentir a necessidade de ler um pouco mais. Aumentar seu rendimento e velocidade de leitura. Quanto mais você lê, maior velocidade de leitura você vai adquirindo. Demais, não? 

3. Trace metas 

De acordo com o horário que você possui na agenda, trace metas de leitura e organize-se. Ler tantos livros em um mês. Tantas páginas em uma semana. Permita-se ser ousada e mantenha o foco. Anota em um caderno ou na agenda o seu rendimento, para você sentir o progresso. Acredite, saber que está concluindo as suas metas faz uma diferença tremenda. 

4. Encontre o seu melhor horário 

Tem gente que gosta de ler no ônibus. Tem gente que SÓ pode ler no ônibus porque é o único horário que possui. Ou no metrô, Eu particularmente adoro ler no metrô (quando tem lugar para sentar). Tem gente que só tem tempo de manhã. Ou à tarde. Ou de madrugada. Enfim. Encontre o seu melhor horário para se dedicar exclusivamente à leitura. 

5. Leia livros que você goste 

Não vale à pena gastar horas lendo algo que você só está empurrando com a barriga. Livros que você não gosta, nem perca o seu tempo. Busque livros que façam você se sentir bem com a leitura. Que faça você se perder nas horas, sem se preocupar com nada ao redor. Isso vai aumentar o seu rendimento e sua velocidade de leitura. 

6. Procure um local confortável 

Eu gosto muito de ler na cama. Mas tem gente que se ler na cama dorme. Procupe o lugar mais confortável para você. Cama, sofá, cadeira, sala de aula da faculdade, biblioteca, banheiro (tem gente que passa muito tempo lá, né?). Qualquer lugar que você se sinta bem é um bom lugar para ler. 

7. Divirta-se 

Livro é para ser diversão. Para te fazer bem. Então, acima de tudo, divirta-se lendo!!!! Não importa o livro, o importante é que VOCÊ goste. 

E aí, gostaram das dicas? Conta pra gente! E se tiverem sugestão de tema para postagem, só mandar!!!

15 comentários:

  1. Adorei as dicas, eu que sou distraída, tenho dificuldade pra ter uma boa leitura, então vou tentar seguir suas dicas Maya, espero que dê certo <3 Vou até anotar, beijos linda, até mais <3

    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa!!! Espero que te ajude muito!!! Obrigadaaaa.

      Um beijo

      Excluir
  2. Hey!
    Você não sabe o quanto eu amo ler posts relacionados a leitura! Várias dessas dicas eu já conhecia e pratico a maioria, a minha meta, por exemplo, é ler pelo ao menos um capítulo antes de dormir, e não posso apagar sem cumpri-la. Eu até escrevi sobre a importância da leitura lá no blog também. É muito importante a gente dar dicas desse tipo para as pessoas criarem mais hábito de ler.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Nossa, adorei essa de ler todo dia um capítulo antes de dormir. Nunca fiz mas vou começar a praticar assim. Vou dar uma olhada no seu blog e nas suas dicas. E com certeza, sempre bom incentivar a leitura entre as pessoas. Ler é algo essencial na vida do ser humano.

      Um abraço

      Excluir
  3. Maya, essas dicas são muito verdade, viu? Lembro de quando eu não tinha uma organização acerca disso e me perdia sempre. Agora eu consigo me organizar direitinho e colocar as leituras em dias... E sobre o ambiente: às vezes ele são inspiradores ♥

    Amei teu blog, linda ♥

    Beijos!

    www.eduardalins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Essas dicas me ajudaram muito, e espero que ajude a todas vocês também.

      Obrigadaaaa

      Beijos!

      Excluir
  4. A segunda dica é muito importante e comecei a ler bem mais depois que comecei a fazer isso. Se não os livros acabam esquecidos e quando vai ver nem lembra mais do inicio da história e vai até se desmotivando de continuar. Pegar um pouquinho todos os dias parece que faz ele ficar mais presente, dando mais vontade de continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Às vezes a gente esquece e vai passando o tempo e deixamos de lado, e isso desmotiva muito de querer voltar pra história porque já esquecemos metade dela. Espero ter ajudado.

      Um beijo

      Excluir
  5. Acho que a pessoa primeiro procurar ler o que ela gosta é essencial. Por um bom tempo eu tentei ajudar um amigo a gostar de ler, mas eu percebi que nao seria indicado o que eu curto e acho bom que ele começaria a desenvolver o amor pela leitura, a pessoa tem que saber do que gosta e investir nisso. Concordo com o post, só não muito com o traçar metas rs, eu faço isso e é bem pior para mim pois me deixa muito ansiosa e acabo perdendo o prazer da leitura, mas acho que isso varia de pessoa a pessoa. Adorei demais o seu blog, é muito lindo e organizado! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, se a pessoa não gosta do que tá lendo, flui muito negativamente o desenrolar da história e ela pode até acabar perdendo o gosto por tentar outros livros. E sim, pra algumas pessoas traçar metas pode piorar a situação, ao invés de ajudar.

      Obrigadaaaaaaa. Fico muito feliz em saber que a imagem dele está agradando.

      Um beijo

      Excluir
  6. Oi, Maya!
    Então, eu geralmente leio uma quantidade considerável de livro, mas nesse mês eu estou travada (também, nunca acho tempo para começar um novo livro). De qualquer forma, você realmente me ajudou! Obrigada ^-^
    Beijos, Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito feliz em saber que ajudei. Atualmente estou de ressaca literária, então te entendo perfeitamente. hahaha

      Um beijo

      Excluir
  7. Oiiiiii Maya, eu ameeeei as suas dicas e preciso adiantar as minhas leituras, mas estabeleci uma meta e pretendo cumpri-lá. Estou adorando o seu blog, sério hihi!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que lindaaaaa. Obrigadaaa. E que bom que o post te ajudou, fico muito feliz

      Beijos

      Excluir
  8. Que dicas ótimas, ler é tudo de bom né? Sou meio leitora compulsiva, só não leio mais por conta de barulho, aqui em casa não tem sossego quase nunca. Aproveito pra ler em outros lugares. Ler livro que se gosta e encontrar locais confortáveis são essenciais ne? Pensando bem todas as que você descreveu são hajaj 💜

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016